HOME | MODA | BELEZA  |  POP CULTURE  |  TUTORIAIS  |  CONTATO

Dicas caseiras para acabar com o mau hálito

Existes mais 40 causas diferentes para o mau hálito. Vamos focar apenas nas mais comuns.

Mais de 80% dos casos se originam na própria boca. São causados pela ação da flora bacteriana natural da nossa orofaringe sobre os alimentos que ingerimos. Possuímos mais de 600 tipos de bactérias na nossa boca, muitas delas capazes de produzir gases com odor após metabolização de materiais orgânicos, principalmente proteínas.
Seguem as dicas para acabar com esse mal, sem precisar de tratamentos caros.




Não deixe a língua se tornar um carpete sujo
O mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam devidamente de sua saúde bucal. O cheiro é geralmente causado pela decomposição dos restos alimentares e por bactérias. Por isso escovar os dentes e utilizar fio dental é muito importante, assim como escovar a língua suavemente.



Chicletes sem açúcar
A saliva é a melhor arma contra o mau hálito, pois ela “lava” a boca com enzimas que afastam partículas alimentares e bactérias. É por isso que a boca seca, muitas vezes causada por determinados medicamentos ou doenças, leva a problemas de odor.
As pessoas geralmente apresentam mau hálito pela manhã porque a produção de saliva se torna mais lenta durante o sono.


Canela pode ser melhor

Um recente estudo sobre um chiclete sabor canela descobriu que canela talvez possua propriedades que combatam o mau hálito, diferentemente dos outros sabores, que funcionam mais como uma máscara.
Um ingrediente presente no saborizante aparentemente diminui os níveis de bactérias presentes na boca. O único problema é que chicletes açucarados não são bons para os dentes, logo, opte por chicletes de canela sem açúcar.

 

Beba mais água

Quanto mais velha uma pessoa fica, mais tendência de ficar desidratada ela possui. Muitas vezes, você pode nem perceber que está com sede, por isso, se acostumar com o hábito de beber água frequentemente ajudará a manter em baixa os níveis de bactérias presentes na boca.
O consumo de água traz inúmeros benefícios, e a prevenção do mau hálito é um deles.

 

Pesquisar as causas do mau hálito

Muitas vezes o mau hálito pode ser banido com simples medidas de higiene, porém, há momentos em que uma condição médica ou odontológica pode ser a culpada.
Faça uma consulta com médicos e dentistas se o cheiro ruim permanecer por muito tempo na sua boca, porque em raras ocasiões o mau hálito pode ser sinal de um problema maior, como uma infecção, e até mesmo insuficiência renal ou hepática.

 

Coma uma fatia de pão

Se você fazendo alguma das populares dietas low-carb (dietas com baixo consumo de carboidratos), o mau hálito tem grandes chances de ser um efeito colateral. Você pode mascarar o odor com chicletes, mas adicionar alguns carboidratos no seu consumo diário de alimentos provavelmente será mais eficaz.

 

Irrigação Oral

Somente escova de dente não limpa a boca toda, por isso, a utilização de um irrigador oral pode auxiliar pessoas que sofrem com o mau hálito, pois ele limpa a gengiva e também entre os dentes, impedindo que resquícios de alimentos, por exemplo, fermentem e causem mau cheiro.

 

Pedir uma segunda opinião

Se você acha que sofre desse mal, procure pedir a opinião de alguém de confiança.
Muitas pessoas acham que possuem o hálito horrível e não possuem o problema, enquanto outras possuem e nem fazem idéia. Uma segunda opinião poderá te tranqüilizar ou te motivar a solucionar o problema.

Fonte:
escoladasaude.com

Ana Carvalho











comments powered by Disqus







7 comentários:

May disse...

boooa dicas, sempre muito uteis

bjs

C.Rivieri disse...

óttimas dicas, na escola de manha sempre vem akele senhor bafo encomodar, por isso é sempre bom ter uma bala na bolsa..ssr

sucesso flor

http://bipolaridadefeminina.blogspot.com/

Salada de Cor disse...

ótimas dicas.. sempre bom relembrar isso hehehe
http://saladadecor.blogspot.com

(¯`·._.·[***Celina***]·._.·´¯) disse...

Minha saudosa mãezinha tinha tanto medo de estar com mal hálito quando ia sair, por conta de tomar muuuuuitos remédios, que então colocava um pauzinho de canela na boca e ficava com ele até acabar o gostinho da canela.
Ótimas dicas, lembrado que problemas de estômago tbm pode causar mal hálito.
BjoBjo;)

Laura Melo disse...

Outra dica importante é não fumar, mesmo que o fumante escove os dentes direitinho, passe fio, use enxaguante e etc, ele ainda tem mau hálito por causa do cigarro! Nada de tabaco, bom para o hálito e bom para a saúde né?
Beijos!!!

Jéssica S. Dal-Toé disse...

Boa dica
não mais terrível que mau hálito blé
:*

Nane disse...

Adorei as dicas.
É imprescindível cuidar da saúde bucal.

Bjs
=]

Postar um comentário